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O uso da inteligência artificial no marketing digital

Publicado em março 21, 2023
Índice
O uso da inteligência artificial no marketing digital

Neste artigo, faremos uma breve apresentação sobre o uso da inteligência artificial no marketing digital, incluindo as principais ferramentas no momento e as melhores práticas para utilizá-las.

O que é inteligência artificial?

Inteligência Artificial (IA) é um ramo amplo da ciência da computação voltado para a construção de máquinas inteligentes capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana.

IA é uma ciência interdisciplinar com múltiplas abordagens, e os avanços em machine learning e deep learning, em particular, estão criando uma mudança de paradigma em virtualmente todos os setores da indústria tecnológica.

A inteligência artificial permite que máquinas modelem ou até mesmo melhorem as capacidades mentais humanas. A IA está se tornando uma parte rotineira da vida humana, de carros auto pilotáveis às assistentes pessoais como Siri e Alexa, diversas companhias vêm investindo na solução.

O uso da inteligência artificial no marketing digital

IA forte Vs. IA fraca

Inteligência é algo difícil de definir. Mesmo na psicologia humana, ainda não há um consenso sobre o que pode ser considerado amplamente inteligente. Da mesma forma, na biologia, os especialistas não conseguem bater o martelo para categorizar os animais em nível de cognição.

Até por isso, na tecnologia, a definição de inteligência pode ser muito variável. Portanto, especialistas distinguem os sistemas entre IA forte e IA fraca.

IA forte

IA forte, conhecida também como inteligência artificial geral, é uma máquina que pode resolver problemas para os quais nunca foi treinada, mais ou menos como um humano pode.

Esse é o tipo de IA que vemos em filmes e séries, como Westworld, Star Trek, 2001, Interestelar e outros filmes mais. O ponto é que, na prática, esse tipo de inteligência artificial não existe.

A criação de uma máquina com o nível de inteligência humana que possa ser usada em qualquer tarefa é o sonho de muitos pesquisadores, mas a busca por inteligência artificial tem sido marcada por dificuldades.

Além disso, alguns acreditam que a criação de uma máquina com potencial tão grande deve ser limitada, visto os potenciais riscos para utilização sem limitações.

Ao contrário da IA fraca, já presente em nossa rotina, a IA forte representa um grupo de habilidades cognitivas capazes de tomar decisões por conta própria e gerar conhecimento novo – mas o tempo e os avanços tecnológicos não diminuíram a dificuldade desse feito.

IA fraca

A IA fraca também é conhecida como IA de nicho ou IA especializada, e opera com um contexto limitado, simulando a inteligência humana aplicada a um problema definido (como dirigir um carro, transcrever voz em texto, organizar conteúdo em site, gerar imagens com base em banco de dados prévio ou outro mais).

A IA fraca é usada para realizar apenas uma tarefa de maneira extremamente eficiente. Todas essas máquinas parecem inteligentes quando vistas por fora, mas operam sob parâmetros rígidos e limitações maiores que a inteligência humana mais básica.

Para poderem operar, também dependem de dados prévios para aprendizado, como grandes bancos de dados, e de tempo para evolução e refinamento do sistema através de interação com seres humanos.

IAs de xadrez, por exemplo, aprendem as regras e com jogos com humanos, em poucas partidas, são capazes de superar os jogadores reais, mas ainda dependem da interação com os mesmos para se aperfeiçoarem.

Exemplos de IA fraca incluem:

  1. Siri, Alexa e outras assistentes inteligentes;
  2. Carros autoguiados;
  3. Pesquisa do Google;
  4. Chatbots de marketing conversacional;
  5. Filtros de spam em e-mail;
  6. Recomendações da Netflix;
  7. Chat GPT;
  8. Midjourney;
  9. Jogos de xadrez online.

Qual época do marketing é representada pela IA?

A IA no marketing digital está inserida no marketing 5.0.

Para além do marketing 4.0, que representa a passagem para o ambiente digital e a automatização de tarefas e virtualização de procedimentos e informações, a IA é uma evolução da comunicação entre dispositivos, sistemas e bancos de dados para criação de um ecossistema hiper conectado que atua com o aval dos humanos sem a necessidade de envio contínuo de informações para alimentá-lo.

Para maiores exemplos sobre marketing 4.0 e 5.0, recomendamos a leitura deste artigo aqui sobre os conceitos desenvolvidos sobre Phillip Kotler: Marketing 5.0 e as diferenças sobre os conceitos do Philip Kotler

Como a inteligência artificial ajuda no marketing digital?

Vejamos o que o Chat GPT, uma inteligência artificial de criação de textos, tem a dizer sobre esse assunto:

“A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia poderosa que pode ajudar significativamente as estratégias de marketing digital das empresas. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a IA pode ser útil no marketing digital:

  1. Análise de dados: A IA pode analisar grandes volumes de dados, incluindo informações demográficas e comportamentais dos clientes, padrões de compra e preferências. Com essa análise, os profissionais de marketing podem personalizar a mensagem e a oferta para segmentos específicos de clientes;
  2. Automação de processos: A IA pode automatizar processos de marketing digital, como segmentação de leads, campanhas de e-mail marketing, gerenciamento de mídia social e anúncios online. Isso pode economizar tempo e aumentar a eficiência.
  3. Chatbots: Os chatbots, baseados em IA, podem fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de intervenção humana. Isso pode melhorar a experiência do cliente e liberar a equipe de atendimento ao cliente para trabalhar em tarefas mais complexas.
  4. Personalização: A IA pode ajudar a personalizar a experiência do cliente, oferecendo sugestões de produtos, conteúdo e ofertas com base em seu histórico de compras, comportamento de navegação e outras informações relevantes.
  5. Análise de sentimento: A IA pode analisar as interações nas redes sociais para entender o sentimento do público em relação à marca e aos produtos. Com essa informação, os profissionais de marketing podem ajustar suas estratégias para melhorar a percepção da marca e engajar melhor os clientes.
  6. Previsão e análise de tendências: A IA pode analisar dados históricos e em tempo real para identificar tendências e prever comportamentos futuros dos consumidores. Com essa informação, os profissionais de marketing podem ajustar suas campanhas e ofertas para se adaptar às mudanças nas preferências do público.

Esses são apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial no marketing digital pode ser útil. Em geral, a IA pode ajudar os profissionais de marketing a serem mais eficientes, personalizados e orientados a dados em sua abordagem.”

Como a inteligência artificial ajuda o marketing digital?

Podemos perceber, para além dos benefícios listados pela própria inteligência artificial, a capacidade de geração de conteúdo original de maneira autônoma (ainda que dependa de um pedido de uma pessoa para gerar a resposta).

O Chat GPT é um exemplo de IA nichada utilizada para uma tarefa específica, mas seu poder computacional já demonstra grandes resultados.

Mas o que são Chat GPT, Jasper e Midjourney, afinal? É isso que iremos explorar a seguir.

– Leia também: SEO e IA: saiba como utilizar a inteligência artificial na otimização de sites

As principais inteligências artificiais no marketing digital

2022 viu uma onda de novas tecnologias com inteligência artificial que inundaram o mercado e geraram muita discussão, tanto entre criadores de conteúdo (redatores, ilustradores etc), quanto desenvolvedores, entusiastas e potenciais clientes dessas tecnologias.

Para além das manchetes sensacionalistas e do clima de expectativa, é importante olhar com atenção para os principais expoentes na área e analisar com cautela quais são os verdadeiros benefícios das IAs no marketing digital.

Podemos ver com clareza que, mesmo com impactos menores que as estimativas, as inteligências artificiais ainda acharão uso em diferentes meios.

No caso do marketing digital, elas têm nicho em duas áreas específicas: redação e imagem.

1. Textos criados por inteligência artificial

Na redação, a IA que tem dado o que falar é o Chat GPT. Essa tecnologia, em suas próprias palavras, se define assim:

“Eu sou o ChatGPT, um modelo de linguagem grande treinado pela OpenAI. Eu sou um programa de computador projetado para responder a perguntas e gerar respostas em linguagem natural, usando o aprendizado de máquina e o processamento de linguagem natural. Meu objetivo é fornecer respostas precisas e relevantes para as perguntas que me são feitas, com base em informações disponíveis em meus dados de treinamento. Eu posso conversar com você sobre uma variedade de tópicos, como história, ciência, tecnologia, cultura, entre outros.”

Basicamente, o programa de linguagem da OpenAI usou como referência um percentual da internet navegável para fundamentar sua base de conhecimento e, a partir daí, foi treinado para ser capaz de criar respostas para quaisquer perguntas geradas.

Ainda que atenda a um propósito específico e dependa da interação com os usuários do outro lado da tela, o ChatGPT fornece aos profissionais de marketing a possibilidade de otimizar tarefas repetitivas e desenvolver listas e tabelas de maneira mais prática.

A ferramenta não é perfeita e depende de revisão dos profissionais para evitar erros, já que o amplo banco de dados não possui revisão técnica para sua geração de respostas, mas tem precisão suficiente para facilitar algumas tarefas.

Leia também: RD Mentor IA: conheça a Inteligência Artificial para criação de conteúdo da RD

2. Crie imagens com inteligência artificial

Por outro lado, na criação de imagens, temos algumas empresas no mercado:

  • DALL-E: um modelo de IA desenvolvido pela OpenAI que gera imagens a partir de descrições textuais, como “um elefante rosa segurando uma flor”. É possível experimentar o DALL-E em sua página oficial.
  • GANs (Redes Generativas Adversariais): um tipo de modelo de IA que pode ser usado para gerar imagens a partir de um conjunto de dados. Existem várias implementações de GANs disponíveis gratuitamente, como o StyleGAN e o BigGAN.
  • CLIP: modelo de IA desenvolvido pela OpenAI (a mesma do Chat GPT)  que pode ser usado para gerar imagens a partir de descrições textuais. Ao contrário do DALL-E, o CLIP usa uma rede neural pré-treinada para criar imagens a partir de palavras-chave.
  • Deep Dream: uma técnica de visualização de redes neurais desenvolvida pelo Google que pode ser usada para gerar imagens a partir de uma imagem de entrada. O Deep Dream está disponível gratuitamente em várias implementações, como o TensorFlow.
  • Midjourney: Vem de um laboratório independente de pesquisa que desenvolve imagens por IA através de um chat no Discord (plataforma de conversa). Apesar de não divulgar claramente qual o método de desenvolvimento das imagens, supõe-se que seja de difusão estável como o DALL-E e CLIP.

A criação de imagens é muito mais delicada que a criação de textos, já que os parâmetros dependem de diversos fatores distintos. Por isso, a maioria das plataformas está em aprimoramento, ainda que ofereçam uso liberado (em planos pagos e gratuitos) para os usuários.

Outro ponto sobre as IAs de imagem é a questão de direitos autorais, visto que os softwares dependem da alimentação de dezenas de milhares de ilustrações e fotos para poderem gerar suas próprias imagens. O tema ainda está sendo debatido e não possui respostas formais no âmbito legal até agora.

Como aplicar a inteligência artificial no marketing digital?

É possível usar a inteligência artificial no marketing digital para a produção de diferentes tipos de conteúdo. Por exemplo: e-mails institucionais, publicações de redes sociais, comunicados para os clientes e muito mais. Nesses casos, Chat GPT, Jasper e outras IA de texto são muito úteis.

Para as imagens, é importante ter discernimento no uso das criações feitas dentro das plataformas. IAs ainda geram alguns erros como número excessivo de dentes e dedos.

Revise bem as imagens e aplique-as dentro de um layout com a identidade visual da sua empresa – vale a pena utilizar essas imagens apenas como substitutas de fotos e ilustrações.

Um exemplo interessante do uso de imagens de IA no marketing digital é o de modelos artificiais, pessoas criadas por computador para substituírem atores e modelos reais de bancos de imagem.

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