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10 livros sobre Inbound Marketing para você dominar a técnica

Publicado em maio 30, 2023
Índice
10 livros sobre Inbound Marketing para você dominar a técnica

Este artigo lista 10 livros sobre Inbound Marketing para você dominar a estratégia. Além disso, separamos ainda mais conteúdos educacionais sobre o tema para você se aprofundar e entender como gerar resultados com o Inbound. Confira!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é o nome dado às práticas de marketing voltadas para o desenvolvimento de uma relação com potenciais clientes, chamados leads, através de ferramentas digitais que oferecem escala, repetibilidade e relatórios precisos. 

O Inbound Marketing foi desenvolvido em contrapartida ao Outbound Marketing, o marketing convencional que foca no convencimento quase imediato de pessoas prontas para tomar uma decisão de compras. 

O foco do Inbound é fazer com que as pessoas criem uma ligação com as marcas e estejam em contato contínuo, da descoberta à compra, com as empresas. Isso diminui os custos de aquisição e ainda aumenta o escopo de potenciais consumidores. 

Por que é importante aprender sobre Inbound Marketing?

Poderíamos listar inúmeras razões para te convencer a aplicar o Inbound Marketing, mas esses estudos de empresas referência no mercado são mais que suficientes:

  1. Empresas que priorizam estratégias de Inbound Marketing alcançam uma média de 54% mais leads do que aquelas que priorizam estratégias de outbound marketing. (Fonte: HubSpot)
  2. Empresas que publicam mais de 16 postagens de blog por mês recebem 3,5 vezes mais tráfego do que aquelas que publicam até quatro postagens. (Fonte: HubSpot)
  3. Empresas que nutrem seus leads com e-mail marketing geram, em média, 50% mais vendas a um custo 33% menor. (Fonte: Marketo)
  4. O Inbound Marketing gera um custo por lead 62% mais baixo do que o Outbound Marketing. (Fonte: HubSpot)
  5. Empresas que implementam estratégias de otimização de sites (SEO) têm uma taxa de conversão média de 14,6%, em comparação com 1,7% para empresas que não o fazem. (Fonte: HubSpot)
  6. Cerca de 72% dos consumidores preferem aprender sobre uma empresa por meio de artigos informativos do que de anúncios. (Fonte: Demand Metric)
  7. Empresas que têm um blog geram 67% mais leads do que as que não têm. (Fonte: InsideView)
10 livros sobre Inbound Marketing para você dominar a técnica

10 livros de Inbound Marketing e marketing digital

Confira a seguir quais são os 10 livros de Inbound Marketing e marketing digital que separamos, bem como uma breve resenha de cada um deles. 

1. “Inbound Marketing: A Estratégia de Marketing Digital que Faz Sentido” por Brian Halligan e Dharmesh Shah

O livro “Inbound Marketing: A Estratégia de Marketing Digital que Faz Sentido” é uma leitura fundamental para compreender os conceitos e a filosofia por trás do Inbound Marketing. Os autores apresentam uma abordagem holística para atrair, converter e encantar clientes, fornecendo insights valiosos e estratégias práticas.

2. “Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital” por Philip Kotler

Kotler, um renomado autor no campo do marketing, explora as mudanças na paisagem do marketing e oferece orientações para adaptar-se ao mundo digital no livro Marketing 4.0: Do Tradicional ao Digital. O livro abrange tópicos como o uso de tecnologias digitais, mídias sociais, automação de marketing e personalização.

Leia nossa resenha completa desse livro no artigo: Marketing 5.0 e as diferenças sobre os conceitos do Philip Kotler.

3. “Contágio: Por Que As Coisas Pegam” por Jonah Berger

Jonah Berger explora como as ideias e informações se espalham no mundo digital. O autor oferece no livro Contágio: Por Que As Coisas Pegam insights sobre o que torna uma mensagem viral e fornece estratégias para criar conteúdo envolvente e compartilhável.

4. “Epic Content Marketing” por Joe Pulizzi

Em “Epic Content Marketing“, Pulizzi destaca a importância do conteúdo de qualidade como uma estratégia central do marketing digital. Ele compartilha dicas práticas sobre como criar e distribuir conteúdo relevante que atraia e envolva a audiência.

5. “Digital Marketing Analytics” por Chuck Hemann e Ken Burbary

Hemann e Burbary fornecem uma visão abrangente da análise de marketing digital no livro de Inbound Marketing “Digital Marketing Analytics. Eles explicam como coletar, analisar e interpretar dados para tomar decisões mais embasadas no campo do marketing online.

6. “Growth Hacker Marketing” por Ryan Holiday

Holiday explora a mentalidade do Growth Hacking, que envolve experimentação rápida e estratégias criativas para impulsionar o crescimento de uma empresa. Ele discute no livro “Growth Hacker Marketing” como as startups e as empresas digitais podem adotar essa mentalidade para obter sucesso.

7. “A Bíblia do Marketing Digital” por Cláudio Torres

O livro “A Bíblia do Marketing Digital” é uma referência completa sobre marketing digital. Cláudio Torres aborda os fundamentos do marketing digital, incluindo estratégias de mídia social, SEO, publicidade online, e-commerce, análise de dados e muito mais. Com uma abordagem abrangente, este livro é uma leitura indispensável para qualquer pessoa interessada em aprofundar seus conhecimentos sobre marketing digital.

8. “Made to Stick: Por Que Algumas Ideias Sobrevivem e Outras Morrem” por Chip Heath e Dan Heath

Made to Stick: Por Que Algumas Ideias Sobrevivem e Outras Morremexplora os elementos chave que tornam as ideias memoráveis e impactantes. Os autores oferecem insights sobre como criar mensagens persuasivas e cativantes que permaneçam na mente do público.

9. “Persuasão: A Arte de Influenciar Pessoas” por Robert B. Cialdini

Embora não seja um livro específico de Inbound Marketing, este livro é altamente relevante para copywriters e profissionais de marketing. Cialdini explora os princípios da persuasão e como aplicá-los de forma ética para influenciar as pessoas em suas decisões de compra.

10. “O Guia Definitivo do Copywriting” por José Francisco Queiroz

Este livro aborda os fundamentos do copywriting, ensinando como criar textos persuasivos e envolventes. Com exemplos práticos e dicas valiosas, é uma leitura indispensável para quem deseja aprimorar suas habilidades de escrita persuasiva.

– Leia também: 10 livros sobre redes sociais e marketing digital para você ler este ano

E-books, artigos e livros sobre Inbound Marketing

Além dos livros de Inbound Marketing, onde mais se informar sobre o tema

Agora, se você quer se aprofundar para além dos 10 livros de Inbound Marketing que separamos neste artigo, recomendamos que acesse os artigos e e-books gratuitos abaixo.

E-books, Webinars e Guias Práticos

Estes materiais mais longos vão te ajudar a se aprofundar ainda mais no Inbound Marketing e no marketing digital. Listamos eles dos mais simples aos mais complexos.

10 artigos de blog sobre Inbound Marketing

Além de ler os livros de Inbound Marketing, recomendamos nossos artigos. Estes artigos sobre Inbound marketing no blog da E-Dialog são a base necessária para você entender o que é o Inbound, como funciona e o que é necessário para aplicá-lo na sua empresa.

  1. O que é Inbound Marketing: Entenda neste artigo quais são os princípios teóricos e práticos que fazem do Inbound marketing a metodologia mais eficaz dentro do marketing digital;
  2. Diferença entre o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo: Muitas pessoas ainda confundem o Inbound com o Content Marketing. Este artigo mostra quais são os pontos de intersecção entre as duas práticas e quais são as diferenças;
  3. Etapas do Inbound Marketing: Neste artigo, mostramos quais são as 5 etapas do Inbound e como trabalhar cada uma delas para gerar mais resultados nas suas estratégias;
  4. 3 objetivos do Inbound Marketing: O Inbound não tem um objetivo único. Cada empresa pode ter necessidades específicas a serem trabalhadas e, com elas, metas e métricas próprias. Mostramos quais são as 3 mais comuns;
  5. Planejamento de Inbound Marketing: como fazer: O Inbound não pode ser aplicado sem um bom planejamento. Antes de decolar com seu projeto, é necessário entender para onde quer ir e se possui todas as ferramentas para executar essa tarefa.
  6. Qual a importância da landing page no Inbound Marketing: As landing pages são páginas voltadas para conversões específicas dentro do marketing. No Inbound, convertem leads e ajudam a qualificá-los através do interesse e nível de qualificação e maturidade.
  7. Como vender mais com Inbound Marketing: Todas as empresas devem buscar maiores lucros com o marketing. Para isso, é necessário trabalhar as estratégias de Inbound voltadas para conversão. Entenda mais sobre isso no artigo.
  8. 10 podcasts de Inbound Marketing e marketing digital: Para complementar ainda mais seus conhecimentos, conheça 10 podcasts enriquecedores sobre Inbound e marketing digital no geral.
  9. Como funciona uma consultoria de marketing digital: Você sabe como funciona uma consultoria de marketing? Este artigo explica o modelo de trabalho de agências como a E-Dialog.
  10. 5 exemplos de Inbound Marketing aplicado na prática: Para quem está buscando ideias mais práticas e aplicadas em determinada realidade, este artigo dá 5 exemplos reais de empresas que usaram o Inbound.

Bônus: 4 artigos sobre o uso de Inbound em setores específicos!

  • Inbound Marketing para B2B: Entender o funcionamento do Inbound depende de uma aplicação no setor de interesse de cada um. Neste artigo, explicamos quais são as especificidades do Inbound para B2B (empresas que atendem outras empresas);
  • Inbound Marketing para Restaurantes: O Inbound para restaurantes pode levar os estabelecimentos a um novo patamar de faturamento, mas isso depende de boas campanhas de marketing;
  • Inbound Marketing para ecommerce: Ecommerces exploram o que há de melhor na internet para alavancarem seus resultados, mas precisam de um marketing bem estruturado;
  • Inbound Marketing para Concessionárias: Lojas de carro podem faturar muito com o marketing digital e com as estratégias de venda e relacionamento do inbound. Descubra como aqui.

Vá além dos 10 livros de Inbound Marketing neste artigo!

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