O marketing digital é a estratégia ideal para pequenas, médias e grandes empresas conquistarem espaço e divulgarem sua marca. A internet é uma grande fonte propagadora de conteúdo, porém os livros têm conteúdos mais vastos e aprofundados sobre os temas. Por isso, fizemos uma lista com 10 livros sobre marketing digital, com foco nos livros sobre redes sociais, que você precisa ler para saber mais sobre o assunto. Confira!
#1 Redes Sociais na Internet – Raquel Recuero
Redes Sociais na Internet de Raquel Recuero mostra como os atores sociais criam conexões e aumentam o seu capital social, como as redes servem de metáfora para novos agrupamentos sociais e como as dinâmicas temporais das conexões na internet evoluem em processos de cooperação, competição e conflito.
#2 A Bíblia da Mídia Social – Safko, Lon; Brake, David K.
A Bíblia da Mídia Social apresenta mais de 100 ferramentas e aplicativos, e traz também exercícios e métodos de avaliação que ensinam como realizar uma auditoria de mídia social na sua empresa, em concorrentes e seus clientes, tudo isso para criar a estratégia perfeita para seu negócio. Uma obra que vai dar o que teclar.
#3 Criando Aplicações para Redes Sociais – Gavin Bell
Criando Aplicações para Redes Sociais é um dos livros sobre redes sociais que oferece soluções práticas para as dificuldades que você enfrentará quando estiver construindo um site de comunidade eficiente, que faça os visitantes sentirem que encontraram uma nova casa na internet.
#4 Marketing 4.0 – Philip Kotler
Se você busca entender as transformações do marketing na era digital, Marketing 4.0 de Philip Kotler é uma leitura essencial. Kotler, um dos maiores especialistas no campo, nos guia pela transição do marketing tradicional para uma abordagem que integra perfeitamente o offline com o digital.
– Leia também: 10 podcasts de marketing digital e Inbound Marketing que você precisa ouvir
#5 Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas- Claudio Torres
Mais do que falar apenas das mídias sociais, em Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas empresas, o autor ensina como as pequenas empresas podem melhorar seus resultados usando a internet.
#6 O Poder das Redes Sociais – Tara Hunt
O Poder das Redes Sociais de Tara Hunt é um dos livros de mídias sociais que revela como, atualmente, as redes sociais podem ter mais influência nas decisões dos clientes do que qualquer outra ferramenta de marketing.
#7 Cultura da Conexão – Henry Jenkins
Henry Jenkins é um dos estudiosos mais influentes no campo das mídias sociais. Em seu livro Cultura da Conexão, ele explica como virais e memes surgem a partir de um desejo consciente dos usuários de propagar algo com o qual se identificam. Ele destaca que o ato de compartilhar conteúdos interessantes vai além do entretenimento: trata-se de uma busca por pertencimento, uma forma de os indivíduos se conectarem e reafirmarem sua identidade dentro de uma comunidade.
– Leia também: Marketing de Comunidade: o que é, importância, exemplos e como fazer
#8 Marketing 5.0 – Philip Kotler
Enquanto Marketing 4.0 focava na transição para o digital e na integração entre o mundo offline e online, Marketing 5.0 mergulha na aplicação de tecnologias avançadas como inteligência artificial, machine learning, e automação no marketing.
– Leia também: Marketing 5.0 e as diferenças sobre os conceitos do Philip Kotler
#9 Inbound Marketing – Brian Halligan e Dharmesh Shah
O livro Inbound Marketing de Brian Halligan e Dharmesh Shah é um dos grandes livros de marketing digital que temos e fala sobre a importância da estratégia para o seu negócio aparecer online. Os autores demonstram como ter uma posição melhor no Google e medir seus resultados online.
O Inbound Marketing é hoje uma das metodologias mais completas do marketing digital e tem crescido muito no Brasil nos últimos anos. Saber aplicar o inbound marketing na prática é garantia de sucesso para o seu negócio!
– Leia também: 10 livros sobre Inbound Marketing para você dominar a técnica
#10. Mídias sociais para pequenas e médias empresas – Edson Melo de Sousa e Silvia Giurlani
O livro Mídias Sociais para Pequenas e Médias Empresas é um livro simples e para quem quer começar a entender o assunto, com os conceitos básicos. A obra ajuda a dar os primeiros passos nas redes sociais e também em sites e blogs.
Sugere outros livros sobre redes sociais e marketing digital? Já leu algum desses? A E-Dialog é uma agência de inbound marketing que também possui livros que podem te ajudar. Confira aqui nossos e-books de marketing digital.