Sua empresa é do ramo de restaurantes? Se sim, saiba que essa é uma excelente área para explorar o marketing digital. Isso porque são inúmeras as possibilidades de abordar o assunto e se destacar da concorrência. Além disso, é um tema que está sempre em alta nas pesquisas e preferências do público. Então, que tal conferir 7 dicas de marketing digital para restaurantes?
Para isso, separamos exemplos que se encaixam nos mais variados ramos desse negócio. Focamos no marketing de restaurantes a partir das redes sociais, mas os conselhos podem ser inseridos em diversas plataformas.
O importante é, como sempre abordamos, identificar a voz da sua marca. Ou seja, saber qual será a linguagem a ser usada Para isso, é necessário entender o público e conhecer suas necessidades. Confira!
1. Identidade visual
Esse é primeiro ponto para o sucesso no marketing digital de restaurantes. Isto é: a identidade visual é a forma como a sua marca será identificada na parte gráfica das postagens.
Por que ela é tão importante? No parágrafo anterior, explicamos que é essencial definir a voz da marca. Então a identidade visual é uma parte significativa dessa questão e deve ser seguida em todas as ações. O apuro estético que você desenvolve para a sua marca leva em consideração os valores da empresa e a forma de dialogar com seu público.
Além disso, cada campanha pode ter a sua identidade visual. Ou seja, em uma data comemorativa, postagens promocionais, anúncios de novidade, entre outros, o restaurante pode ter um novo padrão. Porém, é essencial que existam elementos marcantes e que identifiquem a empresa, independente do estilo da ação.
Como estabelecer essa identidade?
Mas como encontrar esse elemento? Pois bem: pode ser definido por fonte, filtro, ângulo da imagem, padrão de cores e até mesmo o cenário. Enfim, são diversas as possibilidades e tudo isso dependerá do objetivo do marketing para o seu restaurante. Além disso, o estilo do público também será essencial para que você encontre a identidade ideal.
Para criar ou atualizar a identidade visual do seu restaurante, é imprescindível o trabalho de um designer. Tal profissional saberá utilizar os melhores recursos gráficos para o marketing digital do seu estabelecimento.
– Leia também: Como criar a persona do seu negócio? Confira um passo a passo completo
2. Originalidade
Temos muitos exemplos de cases de sucesso de restaurantes. Tais casas bombam na internet e têm diversas ações convertidas em vendas. Podemos citar como exemplos de originalidade o Outback, Domino’s e Subway.
Outback
Domino’s
Subway
Entretanto, precisamos tomar cuidado com as inspirações. Isso porque essas marcas têm uma forte presença nas redes sociais por conta da originalidade das publicações. Outro fator importante é a linguagem. Ou seja, enquanto o Outback tem uma abordagem mais tradicional e requintado, a Dominos e o Subway falam de uma forma mais descontraída e jovem.
Estratégias de originalidade
Por conta disso, para acertar no marketing digital para restaurantes, você precisa criar estratégias diferenciadas. Elas devem mostrar para o público das redes sociais o ambiente e tratamento que receberão no seu estabelecimento – sobre os pratos, é assunto para outro tópico.
Dessa forma, o digital e o offline precisam estar em conexão. Não adianta atrair um público jovem na internet e ter um ambiente sério pessoalmente. Da mesma maneira, ter um posicionamento tradicional nas mídias sociais e o ambiente ser mais descontraído não cumprirá o objetivo.
Use os exemplos de sucesso para se inspirar e pensar em ações que atraiam o seu público. Pense nos pontos únicos do seu restaurante. Seja por ser uma empresa familiar, ou por ter uma decoração personalizada. Ou até mesmo o preço, a qualidade dos pratos.. enfim. Abuse do que você tem de diferente em suas ações digitais.
3. Veracidade
Dando continuidade ao que mostramos no tópico anterior, vem a veracidade das publicações. Isso significa que quanto mais fiel à realidade forem suas publicações, maior a chance de seu negócio ter sucesso. Como o ramo de restaurantes é bem específico, evite ao máximo:
- Usar fotos de banco de imagens;
- Enfeitar o prato de forma diferente do que é feito na realidade;
- Esconder o ambiente ou alterá-lo na edição da imagem.
Os consumidores querem ver como o restaurante realmente é. Desejam conhecer os pratos e saberem exatamente o que vão encontrar no local. E, como mostramos a importância de ser original, muitas vezes detalhes verdadeiros fazem a diferença.
Como criar postagens verdadeiras?
Mostre a equipe, os bastidores, os clientes e a rotina do local. Para isso, o Vídeo Marketing é um excelente recurso.
Além disso, o usuário da internet quer ver cada vez mais a humanização das marcas. É imprescindível criar uma proximidade com os consumidores para que as ações do marketing digital para restaurantes convertam em consumidores. Portanto, não é necessário um material de alta qualidade para ações rotineiras, principalmente em plataformas como os stories do Instagram, por exemplo.
4. Qualidade das fotos
Ao contrário do que foi abordado no tópico anterior, para o feed do Instagram e linha do tempo do Facebook é imprescindível que as fotos sejam de qualidade. Esse é um investimento que dará um bom retorno à casa, caso o analista de marketing tenha estratégias assertivas. Um dos maiores intuitos do marketing digital para restaurantes é gerar vontade de experimentar a comida. Independente do objetivo da marca, é essencial passar essa sensação ao público.
Dessa forma, as fotos de qualidade dão possibilidades de criações de peças atrativas e próximas da realidade. Isto é: a qualidade das fotos influencia em todos os tópicos anteriores. Elas também exigem um processo menos trabalhoso na edição da imagem, o que otimiza o tempo da equipe de redes sociais e deixa espaço para outras tarefas, ideias e reuniões produtivas.
Por isso, não abra mão de contratar um fotógrafo experiente para essa função. Tenha certeza de que fará toda a diferença e será um passo à frente da concorrência.
5. Fidelização de clientes
O que é um negócio sem a satisfação dos clientes? Eles são os responsáveis pela manutenção da empresa e podem ser verdadeiros promotores da marca quando têm boas experiências com a mesma. Então, saiba o que fazer para que eles tenham essa atitude com a sua empresa.
Primeiramente, o atendimento deve ser feito com excelência. Por isso, é preciso ter uma pessoa responsável por essa função. Solucionar as dúvidas, receber as sugestões e todas as questões que o usuário tenha para dizer à marca é o primeiro passo para conquistar o cliente. Da mesma forma, as reclamações devem ser resolvidas com o máximo de agilidade e educação.
Outra questão é estimular a interação dos clientes com o restaurante. Confira algumas sugestões para isso:
Repost
Repostar as fotos dos clientes é uma forma de mostrar que a visita dele foi importante para o estabelecimento.
Seja nos stories ou na linha do tempo, a pessoa se sente valorizada com essa atitude do restaurante.
Além disso, é uma forma de estimular que o usuário marque os amigos na foto para que vejam que ele está no perfil da casa.
Outro ponto do repost é a humanização. Isso porque os seguidores veem quem está frequentando o local e passam a ter mais confiança no mesmo.
Comentários
Interaja com seus clientes por meio dos comentários.
Comente, de forma diferente e de acordo com o posicionamento do negócio, todas as fotos que forem marcadas na sua localização.
É importante que o cliente se sinta acolhido e veja que não é apenas mais um para o restaurante, mas sim uma presença especial.
Promoções
As promoções podem ser formas de conquistar novos clientes ou fidelizá-los. Já que nossa abordagem é sobre o segundo ponto, entenda como realizar a ação com esse objetivo.
Você pode oferecer cupons de descontos a todos que postarem fotos nas redes sociais e marcarem o seu restaurante. Pode também criar concursos culturais, repostando as fotos de pessoas no seu restaurante e premiando a mais curtida. Outra ação promocional é oferecer cupons de desconto nos stories para as pessoas levarem no restaurante e consumirem.
Outro tipo de promoção interessante e que ainda potencializa o reconhecimento de marca é integrar clubes de assinaturas e de compras coletivas. Dessa forma, anuncia seu negócio também em outras plataformas digitais como sites e apps ou em revistas.
Enfim, são muitas as formas de fidelizar os clientes por meio de promoções no marketing digital para restaurantes. Portanto, abuse da criatividade para criar a sua maneira!
– Leia também: Marketing de Comunidade: entenda o que é e como utilizar a estratégia
6- Google Meu Negócio
O segmento de restaurantes tem um fator importante para o negócio: a localização. Por isso, uma outra forma de incrementar o marketing de restaurantes e outros estabelecimentos do setor alimentício com atendimento ao público é ter uma página no Google Meu Negócio.
A plataforma permite que usuários encontrem o que procuram e que esteja mais próximo de sua localização atual. Além disso, é por meio dele que é possível colocar seu comércio no Google Maps e cria rotas até eles. Facilitando assim que o seu público te encontre.
O Google Meu Negócio também fornece informações importantes como avaliações de quem já frequentou o seu estabelecimento, horários de funcionamento e imagens do local. Mas, vale lembrar que tudo isso precisa estar sempre atualizado, sobretudo horários de funcionamento em feriados e outras datas que podem alterar comercialmente a rotina da cidade em que você se encontra.
7- Geolocalização
Assim como o tópico anterior, aqui a dica principal é ter muita atenção na localização. Para todos os tipos de anúncio de mídia que irá investir, o mais importante na segmentação de públicos é o raio que você pode abranger.
No marketing digital as campanhas podem ser a nível global. Mas, no caso de restaurantes é preponderante atingir com as publicidades aqueles que podem, literalmente, ir até o restaurante.
E não apenas isso, por meio da geolocalização os clientes podem marcar que estão no seu estabelecimento (você pode incentivar essa ações com as promoções que já citamos) e depois esses dados dos usuários serão preciosos para te ajudar a entender ainda mais o modo de consumo deles. Assim, consegue melhorar a segmentação.
– Leia também: SEO Local: o que é e como fazer em 3 passos básicos
7. Dica extra de marketing digital para restaurante: invista em anúncios
Para que todas as dicas acima sejam potencializadas, você deve investir nos anúncios na internet. O Instagram tem sido desde os seus primórdios, um excelente canal para empresas do ramo de alimentação, já que fotos atrativas de alimentos e receitas figuram entre os conteúdos de grande destaque dessa rede social.
Quer saber como anunciar no Instagram? Assista ao vídeo abaixo:
– Leia também: Inbound marketing para restaurantes: por que e como fazer?