O calendário editorial de conteúdo pode alavancar o marketing digital da sua empresa. Confira!
Falamos muito aqui na E-Dialog sobre a importância de produzir um conteúdo de qualidade. No marketing de conteúdo, a principal matéria-prima é o que postamos nas redes sociais e blogs que gerimos. Mas muita gente tem dificuldade em produzir o post certo. Existe uma ferramenta que pode auxiliar nessa missão de melhorar o que a sua empresa tem postado nas mídias sociais: o calendário editorial de conteúdo.
O que é
O calendário editorial de conteúdo é uma forma de organizar os conteúdo que serão veiculados nos blogs e mídias, como forma de administrar tudo que estará indo para o ar. Assim, você não terá mais que se preocupar com a postagem no blog ou Facebook 5 minutos antes dela acontecer porque tudo estará esquematizado e o trabalho de brainstorming será feito antes. O calendário traz informações relevantes como data das postagens, promoções agendadas, temas dos posts, palavras-chaves e personas criadas para pensar no conteúdo. A partir do calendário editorial de conteúdo, você consegue ter uma visão ampla de tudo que tem sido veiculado e ajustado na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Benefícios
O primeiro benefício talvez seja o mais importante de todos: ajudar a organizar suas ações dentro da estratégia definida para o seu negócio. A partir de um calendário atualizado e seguido à risca, temos uma frequência de postagens bem definida e diversificação nos conteúdos. Isso significa que a sua empresa conseguirá produzir conteúdo diverso e manterá um ritmo de atualizações constante. Além disso, outro motivo para usar o calendário editorial de conteúdo é a possibilidade de avaliar criteriosamente o que tem funcionado nas ações definidas para o seu marketing digital. Quais os melhores dias, horários, conteúdos e plataformas para comunicar a sua empresa? Com o calendário editorial de conteúdo isso estará mais nítido e objetivo.
Como fazer
Não existe um método definitivo para planejar e montar o seu calendário editorial de conteúdo. Algumas empresas usam o Google Planilhas, Excel e Libre Office para organizar os conteúdos e registrar informações importantes sobre as publicações. O que não deve ser ignorado é a forma como você vai dispor as informações na ferramenta. Opte por organizar todas as abas de forma uniforme e padronizada para garantir que você compreenderá como tudo foi estruturado. Algumas abas importantes e que te ajudarão a testar (e comprovar) a efetividade de um calendário editorial são: frequência de postagens, horário de postagens, temas, legendas, imagens, rede social, títulos e palavras-chave. Pronto! Seu calendário está pronto e já pode ser colocado em prática!
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