O Google Maps é um dos mais bem sucedidos produtos do Google, com mais de um bilhão de usuários ativos. Considerando-se o crescente foco na busca local e as recomendações do assistente virtual do Google, NUNCA houve um momento mais importante para se concentrar em marketing no Google Maps.
Vamos apresentar algumas ideias de como tirar proveito desta nova era da pesquisa local. Para começar, há alguns conceitos fundamentais que você precisa entender antes de mergulhar mais profundamente nos segredos do Google Maps.
Primeiro, vamos rever os conceitos básicos – O que é o Google Maps?
É importante entender o conceito do Google Maps. A melhor explicação é a que aparece na Wikipedia:
“O Google Maps é um serviço de mapeamento web desenvolvido pela Google. Ela oferece imagens de satélite, mapas de ruas, 360 ° vistas panorâmicas de ruas (Street View), condições de tráfego em tempo real (Google Tráfego) e planejamento de rota para viajar a pé, de carro, bicicleta (em beta), ou transporte público.”
Também vale a pena mencionar que o Google Maps oferece informações sobre empresas locais com locais físicos que podem ser editados e atualizados pelos empresários e usuários. Esses locais também podem ser conectados com as orientações de “como chegar”, o que gera métricas interessantes.
O Pacote Local
O chamado “Pacote Local” aparece nos resultados do Google quando um usuário faz uma busca local. Uma busca local pode ser algo como restaurantes perto de mim ou veterinários em Brasília. Se uma consulta local é feita, o Google usará a localização do dispositivo para encontrar lugares próximos.
No entanto, se o usuário não está neste momento na cidade em que eles está procurando, o Google irá utilizar o centro da cidade como uma referência.
O Pacote Local inclui um mapa da área, com destaque para os 3 principais locais físicos com grandes pinos vermelhos (e alguns locais extra com botões pequenos, mas sem mencionar o nome) e os dados de contato desses 3 lugares, incluindo seu endereço, número de telefone , site e classificação por estrelas.
Aqui está um exemplo de Pacote Local de “agência de marketing digital em Juiz de Fora”
O pacote local aparece logo após os anúncios pagos e, na maioria dos casos, ele vai vir antes dos resultados orgânicos. Por esta razão, pode ser um grande atalho para aparecer no topo dos resultados de busca.a
Google Meu Negócio explicado
O Google My Business (ou Google Meu Negócio) é uma plataforma livre criada pelo Google que permite às empresas gerir as suas localizações físicas. Os proprietários do negócio podem reivindicar suas localizações, editar seus dados e fazer upload de imagens que aparecerão no Google Maps, Google+ ou na busca do Google na forma de um painel de destaque (veja abaixo).
O Google Meu Negócio também oferece algumas informações valiosas que você pode usar para alimentar sua estratégia de marketing nos mapas do Google.
Então, o que é o Marketing no Google Maps?
Tendo percorrido todos os conceitos básicos, podemos definir o Marketing no Google Maps como a combinação de todas as ferramentas e recursos disponíveis para uma empresa otimizar sua presença no Google Maps.
Não é simplesmente para que possam aparecer no topo nos resultados do Maps, mas para oferecer a melhor experiência aos usuários e para melhorar o engajamento.
Porque você precisa de um SEO Local e uma estratégia de marketing para Google Maps
Ter um trabalho de SEO(otimização para mecanismos de busca) Local e Marketing no Google Maps pode melhorar não apenas as visitas ao seu site, mas também a sua geração de leads, número de ligações recebidas e visitas a sua localização física.
7 fatores-chave para a sua estratégia de Marketing no Google Maps
1. Sua Localização
Goste ou não, a proximidade é um dos elementos mais importantes quando se trata de aparecer no Google Maps. Se seu restaurante não está perto da Barra, não espere aparecer em qualquer busca de melhores restaurantes na Barra.
Isso parece óbvio, mas algumas empresas ainda estão ansiosas para aparecer nos resultados para áreas onde eles não estão localizadas. Note-se que soluções alternativas como a construção de páginas de destino para direcionar áreas específicas e tentar obter links e citações apontando para aquele local são quase inúteis quando se trata de Google Maps.
A proximidade de endereço para o ponto de pesquisa é o fator de ranking principal para aparecer no Pacote Local.
2. Google Meu Negócio
Apesar de ser o fator de ranking principal, estar perto do ponto de busca não é a única coisa que o Google considera quando mostra a localização de empresas no Google Maps. Também é importante preencher o perfil do Google Meu Negócio. Fazer isso garante que o Google tem todas as informações que precisa para exibir os dados corretos em sua listagem.
Pense nisso. Se a informação como o seu número de telefone não é fornecido ou está errada, você pode estar perdendo leads valiosos.
Seu endereço e a Categoria do negócio devem ser duas das suas principais preocupações ao editar a seu perfil no Google Meu Negócio. Que tal começar? Acesse o link e preencha.
3. Citações e Links e links
Outro fator de ranking local importante apontado pela Moz (uma das maiores especialistas em Google no mundo) foi a consistência de citações e a qualidade dos links recebidos.
Os links são a base de qualquer estrutura de SEO. Já é amplamente sabido que ter links de sites de maior relevância (links de alta qualidade) apontando para seu website aumenta suas chances de aparecer no top 1 do Google Maps.
Se sua empresa é citada em outros sites com menções a nome, endereço e telefone, o Google também utiliza essas informações (fortalecendo a presença da empresa citada).
4. Comentários e Reviews
Um dos últimos elementos que você deve considerar se você quiser aparecer mais nos resultados do Google Maps é o número e a taxa de comentários, especialmente os comentários no próprio mapa. É muito simples: quanto mais comentários e maior a avaliação, melhor.
Há algum tempo você precisava ter 5 comentários para ter uma estrela que aparece ao lado do seu nome no Google Maps. No entanto, isso agora mudou e tudo que você precisa é somente 1 comentário para aparecer. Vá lá e conquiste estes comentários! (positivos, de preferência!).
Exemplo de locais sem e com reviews/comentários no Google Maps.
5. Otimização “on page”
Assim como o Google Maps, o website é outro elemento-chave que não pode ser ignorado se você quiser que sua estratégia local para ter sucesso.
A primeira coisa que você precisa fazer é certificar-se de incluir todos os elementos que você editou no seu anúncio do Google Meu Negócio em seu site. Ou seja:
- Nome
- Endereço (Não se esqueça de incluir o mesmo endereço exato, incluindo a cidade)
- Número de telefone
- Horário de funcionamento
Você também pode incluir um mapa que apresenta o seu local, usando um Google Maps incorporado com um marcador no seu endereço. Se existir um guia passo-a-passo de como chegar no seu local, melhor ainda! (a pé, de ônibus, etc)
Lembre-se: o cenário ideal é que se você tiver mais de um local, você deve criar uma página local otimizada para cada um deles. E linkar essas páginas locais no Google Meu Negócio.
6. Imagens do Google Maps
Um elemento fundamental para o usuário engajar com sua empresa são as imagens no Google Maps. Pelo Google Meu Negócio você poderá adicionar imagens não só do exterior como do interior da empresa (caso necessário). Logo e até posts podem ser adicionados.
Uma coisa a considerar é que o Google vai usar imagens tiradas do Google Street View para mostrar o exterior da sua empresa, em vez das imagens que você enviou. A mesma coisa vai acontecer com as imagens do Google Maps.
Google Street View é mais um daqueles produtos do Google que você provavelmente já usou em algum momento. Ele apresenta imagens de ruas de todo o mundo, criando um mapa interativo e permitindo que você tenha um passeio 360º.
Este pode ser um problema se o seu negócio abriu recentemente. O Google Street View pode não estar atualizado e não mostrar sua empresa. Ele pode até mesmo exibir o antigo negócio que estava naquele local. Infelizmente, você não pode pedir ao Google para atualizar as imagens do Google Street View.
No entanto, para resolver este problema que podem ser tomadas duas soluções.
A primeira opção é para mover o marcador da sua localização no Google Meu Negócio. Você não precisa movê-lo muito, apenas o suficiente para o Google alterar a imagem de exibição para a sua localização. Embora esta seja uma opção oferecida nas páginas de suporte do Google, achamos ela uma pouco confiável!
A outra opção é contratar um fotógrafo para criar uma tour interno com Street View (o Google faz essa cotação pra você!). Isso vai mudar o link “Ver por fora “para “ver por dentro”. Isso vai aparecer no Google Maps e na busca do Google e é definitivamente uma ótima opção para mostrar a seus usuários o que eles podem esperar quando visitar o seu negócio.
Aqui está um exemplo de como ficaria o “Ver por Dentro”:
Local dentro do Google Meu Negócio para Requisitar o fotógrafo (Adicionar Tour virtual):
Opção que o Google dá para quem requisitar o Tour Virtual:
Se você quiser saber mais sobre o serviço Google Street e como contratar um fotógrafo, você pode visitar o site oficial.
7. Anúncios no Google Maps
Fora o SEO, há outras maneiras de obter o máximo proveito do Google Maps. Se você estiver usando o Google AdWords para gerenciar anúncios, você vai ficar feliz em saber que você também pode promover o seu negócio local no Google Maps.
Os anúncios serão exibidos antes do resto dos locais no lado esquerdo da tela e eles aparecem com um pino roxo em vez do vermelho. A etiqueta do anúncio que aparece no mapa usa a mesma cor:
Usar anúncios no Google Maps é uma ótima maneira de se diferenciar de seus concorrentes.
Marketing de topo no Google Maps!
É isso. Agora você já tem todo o conhecimento que você precisa para criar uma estratégia de marketing de topo do Google Maps.
Aqui está um resumo pra facilitar sua vida =)
- Peça seu cadastro no Google Meu Negócio e atualize suas informações locais
- Incentivar as pessoas a deixar comentários incríveis!
- Construir links e citações
- Veja quais sites podem listar o endereço e telefone de sua empresa
- Otimize seu próprio site com informações de local
- incluir um mapa do Google incorporado
- incluir as instruções para chegar (dicas de estacionamento, se for o caso).
- Considere criar um tour virtual interno
- Publique imagens de alta qualidade no Google Meu Negócio
- Considere fazer anúncios no Google Maps
A Dica chave é sempre ficar de olho no Google Meu Negócio Insights. Faça isso para identificar as lacunas em sua estratégia e melhorar sua presença no Google (exemplo abaixo).
Se tudo isso é ainda um pouco confuso, fique à vontade para falar conosco! A E-Dialog auxilia empresas a atingir a melhor presença digital tanto no Google quanto em Redes Sociais.
Fonte: SiteVisibility