O marketing no Instagram ainda não é prática entre as marcas, ainda que a rede viva um potencial de crescimento e popularidade. Pensando nisso, o Marketo criou um infográfico com 5 dicas para melhorar a presença das empresas na rede.
Essas dicas passam por 5 palavras-chave: a curadoria, que é a seleção de um formato de conteúdo de modo que gere mais engajamento entre seus fãs; o ato de fotografar (e consequentemente a formatação de uma foto exclusiva, bonita e/ou criativa); o uso das hashtags (indicando claramente o que você quer passar para seus clientes de modo único); o engajamento, resultante da relação que se cria com o consumidor – ao tirar fotos de um evento onde ele esteve, ou por meio de geolocalização (identificação por localização geográfica) ou incentivo à interação por meio do gamification (criação de jogos que envolvem a reação do cliente); e, por último mas não menos importante, a repetição (que gera a periodicidade, o diálogo constante e o engajamento, logo, a identificação cliente/marca).
São mostrados ainda fatores de relevância da rede, como o aumento do uso de hashtag pelos usuários, do início da rede em outubro de 2010, até quando o Facebook adquiriu o Instagram, em maio de 2012. Confira: