O que é marketplace?
O shopping é um centro comercial repleto de lojas que permite aos consumidores encontrar tudo o que desejam em um mesmo lugar. O marketplace funciona da mesma forma, mas em um ambiente online. Assim, concentra centenas de marcas de produtos diversificados em um único lugar e com um único cadastro e pagamento. Tem interesse em divulgar sua marca assim? Saiba em detalhes o que é marketplace e como usá-lo no seu comércio:
Como o marketplace pode ser interessante para o meu negócio?
Não é de hoje que os consumidores têm aderido às compras online, na pesquisa de 2019 do NZN Intelligence revelou-se que 74% dos brasileiros preferem comprar virtualmente em vez de ir em uma loja física. Levando em consideração o momento atual, em que os centros comerciais não estão em funcionamento por conta da quarentena, as vendas online se apresentam como uma luz no fim do túnel para muitos comércios não fecharem as portas. As plataformas de marketplace não são a única opção para as vendas online, mas uma relevante que deve ser considerada pela sua empresa. Conheça as principais vantagens de anunciar em shopping online abaixo.
Vantagens do marketplace:
Baixo Investimento
Inicialmente não é necessário despender nenhuma verba para fazer parte de um marketplace. A partir das suas vendas que uma porcentagem é cobrada e pode variar de 9 a 30%. A variação ampla se deve aos “pacotes” fechados com o site de vendas. Quanto mais benefícios e visibilidade na plataforma, maior a comissão a ser paga.
Confiança do Público
Para começar hoje um site de vendas online você vai demorar a ter relevância no mercado e não vai conquistar muitos clientes da noite para o dia. Além disso, para efetivar uma compra os brasileiros buscam plataformas que já confiam, cerca de 12% dos compradores usam sempre o mesmo e-commerce, por uma questão de confiança e idoneidade dos produtos. Os dados são também da pesquisa NZN Intelligence.
Assim, atrelar o seus produtos a um marketplace já consolidado facilita a chegada de novos consumidores até você. São diversas as opções de marketplace, como Amazon, Americanas, Submarino, etc. você pode escolher a mais adequada para o seu segmento e aquela que apresenta as melhores vantagens de acordo com a sua estratégia.
Formas de pagamento
No marketplace o consumidor pode adicionar vários itens no carrinho, de diferentes fornecedores, e fazer um pagamento único. Essa é uma vantagem para o cliente, mas que pode ser um atrativo para você inserir a sua marca em um site de compras terceirizado. As facilitações de compra podem te ajudar a vender mais.
Infraestrutura pronta
Para colocar uma loja virtual no ar você precisa de uma plataforma com uma série de definições e integrações de TI para funcionar, já no marketplace tudo está pronto para uso, você só precisa cadastrar seus produtos.
Já tenho um e-commerce, devo investir?
Sim! Ter presença em outras plataformas e integrar o seu site de e-commerce nelas é uma maneira de levar novos clientes para você. Quem hoje compra um de seus itens pontualmente em um marketplace pode gostar do que adquiriu e voltar diretamente para o seu site. Além disso, você pode fazer o marketing próprio da sua loja e simplesmente não investir pesado nas estratégias de divulgação da outra plataforma, mas se manter presente nela.
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Como me destacar em meio a concorrência?
Muitas soluções similares as suas podem aparecer na mesma plataforma, o que fazer? Na hora de escolher, o comprador vai levar em consideração o preço e a reputação. Para se destacar você precisa ter muita atenção a esses dois fatores. O seu produto não é o mais barato do marketplace? Tudo bem também! Venda seu valor agregado, destacando a qualidade e aliando isso a uma rápida e confiável entrega, um excelente atendimento, especificações de produtos e fotos bem feitas.
Sobre a reputação, a melhor forma de garantir a sua é oferecendo os bons serviços e disponibilizando informação de qualidade para o consumidor. Cerca de 82% dos brasileiros consultam a reputação da marca antes de efetivar a compra. Então, é fundamental ter atenção ao “Reclame aqui” e as avaliações de produtos. Invista seu tempo em respostas personalizadas e dê atenção às críticas, sugestões e opiniões do público para sempre melhorar seus produtos e serviços. Uma avaliação ruim não é o fim do mundo, mas é preciso contornar a situação e dar a atenção devida para cada um dos seus consumidores, assim contrói-se uma boa reputação no marketplace.
Investir no marketplace
Anunciar no marketplace depende de investimento de tempo, além de pagamento de comissão para o site associado. No entanto, a partir desse momento de quarentena, a tendência é que o público consumidor se habitue cada vez mais a comprar no online. Só na primeira quinzena de março cresceu o número de compras online em 40% (em comparação com o mesmo período do ano anterior), os dados são da Compre e Confie, empresa do grupo ClearSale que trabalha com inteligência de mercado
Essa nova forma de consumo começa com as grandes plataformas, já de referência no mercado. Assim, para você que tem apenas loja física ou até mesmo que já possui um e-commerce estruturado, essa pode ser uma importante estratégia para incrementar suas vendas nesse período crítico e, posteriormente, para a consolidação do seu nome no setor.
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Texto escrito por Letícia Fernandes, Analista de Marketing Digital na E-Dialog
Jornalista, apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro-quente!