Você sabe o que é um podcast? Esse tipo de formato tem ganhado cada vez mais espaço como uma forma acessível e envolvente de consumir conteúdo. Ao longo deste artigo, você vai descobrir por que os podcasts se tornaram tão populares e como eles podem ser uma ferramenta poderosa na sua estratégia digital.
O que é podcast?
Podcast é um conteúdo em áudio que pode tratar de variados assuntos. Política, economia, filmes, marketing, tecnologia, generalidades.…
O podcast pode até lembrar o rádio, mas esse é um gênero criado há 15 anos na internet. O que o difere de programas radiofônicos é a possibilidade de ouvir sob demanda. Onde quiser, quando quiser e sobre o que se quiser.
No seu início, o podcast era associado ao público que se interessava por tecnologia, devido às temáticas e pela dificuldade de consumo. Já que era preciso fazer download para ouvir. Atualmente, o gênero tem conquistados muitos adeptos e plataformas que facilitam esse consumo, como é o caso do Spotify, Deezer, Apple e outras.
– Leia também: 10 podcasts de marketing digital e Inbound Marketing que você precisa ouvir
Por que podcasts são tão populares hoje em dia?
Nem sempre o público está atento às telas para assistir um vídeo ou uma notícia. O sentido que fica sempre aguçado é a audição. Isso porque é o que se pode associar com outras atividades.
Nesse sentido, o consumo de podcast tem crescido por essa facilidade de conciliar com outras tarefas.
De acordo com a pesquisa Edison Research 2023, 31% dos americanos ouvem podcasts semanalmente, e 49,2% escutam durante deslocamentos, como trajetos para o trabalho. O consumo médio semanal é de 8 episódios.
– Leia também: Pesquisa por voz: o que é, como funciona + dicas de SEO
Por que utilizar podcasts na sua estratégia digital
Segundo a empresa WiredClip, a receita de anúncios de podcasts deve ultrapassar US$4 bilhões em 2024 e chegar a US$5 bilhões até 2027. Muitos ouvintes dão atenção aos anúncios e compram os produtos/serviços quando possuem relação com o tema do episódio.
A partir desses números já dá para entender que o podcast pode muito bem integrar sua estratégia de marketing digital. Basta achar um que tenha a temática alinhada com seus produtos ou serviços para fazer uma boa divulgação. Mas, e por que não fazer o próprio podcast? Algumas marcas já vem investindo no ramo, como é o caso da Nike.
Com o podcast, a sua marca consegue gerar conteúdo de valor para cativar o seu público e estreitar essa relação. Além de mensurar resultados, que são essenciais para qualquer estratégia de marketing. Com o número de plays, estatísticas sobre quantas pessoas ouviram o conteúdo até o final e quantas pararam na metade. E, a partir disso, aprimorar o conteúdo para atender seus consumidores.
De acordo com a análise detalhada de podcast nos EUA preparado pela PwC, os temas com maior receita de publicidade são: notícias, política e atualidades; comédia; negócios; educação e arte e entretenimento.
Quem tem marcas alinhadas com as temáticas já tem um grande nicho para explorar, seja na produção do próprio conteúdo ou para patrocinar outras iniciativas.
4 dicas de marketing para podcasts
Agora que você já sabe o que é podcast, que tal produzir o seu próprio? Confira algumas dicas que separamos para você!
1. Escolha o tema do seu podcast
A primeira coisa é escolher o tema principal que será tratado no podcast.
Aqui, vale lembrar que o público consumidor é bem nichado. Conteúdos muitos amplos e variados não irão atender a essa demanda.
Por isso, capriche na estruturação do podcast. Pense também em um nome forte, tanto para o programa em si, quanto para ser o título de cada pílula de informação. E, mais do que isso, tenha conteúdo, um bom roteiro, dados e informações que realmente sejam relevantes para o seu público-alvo e persona.
2. Invista em estratégias de divulgação
Pense em estratégias para atrair público para o seu podcasts. Fazer chamada nas redes sociais, site, anúncios. Tenha em mente sempre os objetivos que deseja atingir com o podcast. Se é atrair novos clientes, ter prestígio e engajamento etc.
– Leia também: Como anunciar no Spotify? Conheça os recursos da plataforma
3. Grave com periodicidade
Para qualquer conteúdo produzido esse é um quesito muito importante: a periodicidade. A fidelidade se conquista a partir da relação de confiança entre a marca/conteúdo e os clientes. Ou seja, ao anunciar que seu conteúdo sai às sextas-feiras, ele precisa estar lá. Caso contrário, seus ouvintes não mais contarão com o seu material. Por isso, pense no tempo de produção, edição e divulgação do podcast para estipular essa periodicidade.
5. Invista em equipamentos de qualidade
Por fim, aqui é muito importante se atentar à questões técnicas. Investir em equipamentos de qualidade, como um bom microfone, por exemplo, é muito importante. Em um conteúdo de áudio a qualidade do som é essencial para que o ouvinte mantenha a atenção.
Conclusão
O crescimento dos podcasts reflete uma mudança na maneira como consumimos mídia, priorizando flexibilidade e conveniência.
Continue a acessar nosso blog para acompanhar tendências e estratégias eficazes para o seu negócio. Dúvidas? Entre em contato pelo nosso formulário!