A sua empresa já tem um blog? Você sabe para que serve um blog no marketing digital?
Se a sua resposta para essas perguntas é “não”, seria bom pensar no assunto.
Entender o papel de um blog na estratégia de marketing digital é fundamental para atrair um tráfego segmentado e gratuito para o seu site.
Continue a leitura porque iremos falar mais sobre o assunto. Até o final, confira:
- O que é e para que serve um blog?
- Dicas de como utilizar o blog no marketing digital
- Conclusão sobre para que serve um blog
O que é e para que serve um blog?
Um blog é uma ferramenta de marketing digital que permite a publicação regular de conteúdo relevante e informativo.
Ele serve como um meio de atrair visitantes ao seu site, educar o seu público-alvo e aumentar a visibilidade online.
Através do blog, uma empresa pode se posicionar como referência em seu setor, gerar leads qualificados e nutrir o relacionamento com seus clientes.
Dicas de como utilizar o blog no marketing digital
A criação de um blog é o centro da estratégia de marketing digital de uma empresa. Agora que você sabe para que serve um blog, vamos listar algumas dicas para você criar o blog da sua empresa. Confira!
1. Produza conteúdos de qualidade
Um blog que produz conteúdo de qualidade recebe muitos links, ganha autoridade perante o Google de forma orgânica e ajuda a empresa a se posicionar bem para as palavras-chave relacionadas ao negócio.
Outra vantagem é aparecer bem nas redes sociais, onde as pessoas compartilham links para conteúdos que elas admiram. Você se torna referência no assunto que está falando.
2. Produza conteúdos para topo e meio de funil
Além de atrair um número grande de visitantes na parte de cima do funil de vendas, ou seja o topo do funil, um blog também afeta positivamente as conversões no meio do funil.
Toda vez que um assinante (ou lead) lê o seu conteúdo, aumenta a sua credibilidade, o desejo e a sensação de segurança sobre o seu produto ou serviço.
Ou seja, ajuda a aumentar a quantidade de novos leads e clientes e a diminuir o custo do processo de venda como um todo.
– Leia também: Marketing de conteúdo: o que é e como obter resultados reais para sua empresa com a estratégia
3. Crie seu blog como subdiretório do seu domínio principal
O ideal é que o blog da empresa seja criado em uma subdiretório (empresa.com.br/blog) do site principal. Isso porque, desta forma, quando o blog receber um link de outro site, o domínio todo se fortalece e ganha mais credibilidade perante o Google.
Fique atento também para o que vale a pena inserir no layout do blog. Opções de acompanhar os novos posts, divisão por categorias, opção de busca, entre outros são muito bem vindos.
4. Crie uma persona
Agora que você sabe para que serve um blog, vai entender a importância de saber qual seu público.
Então, antes de começar a produzir material para o blog é preciso avaliar qual o perfil médio do seu cliente.
Analise o público-alvo da sua empresa e crie um personagem que o represente, a persona. Isso deve orientar a produção de conteúdo.
– Leia também: Confira 5 exemplos de personas e entenda como criar a sua
5. Crie um post manifesto
Escreva um post manifesto, ele deverá indicar, em linhas gerais, quais são as principais ideias de mercado nas quais sua empresa acredita.
Esse texto serve também como uma carta de apresentação aos leitores, informando o assunto do blog, os temas que devem ser abordados e o que os visitantes podem esperar deste espaço.
6. Publique regularmente
É preciso ter consciência de que o blog é uma atividade contínua e fazer sua gestão também é um aprendizado essencial.
Por isso, é recomendável criar um calendário de posts para orientar o seu processo de produção. Isso
vai evitar que você se perca entre uma atualização e outra e ajudará a manter a frequência de atualização. Blogs que são constantemente atualizados aumentam muito o SEO.
– Leia também: O que é conteúdo evergreen? Entenda o conceito e confira dicas de como produzi-lo
Conclusão sobre para que serve um blog
Manter um blog ativo é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Além de atrair tráfego orgânico, ele fortalece a autoridade da marca, melhora o SEO e ajuda na construção de confiança com o público.
Agora que você já sabe para que serve um blog no marketing digital e quais as melhores dicas para alimentá-lo, continue de olho nos nossos outros artigos!
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