fbpx

Zaeli Alimentos

Construindo a autoridade de marca no ambiente digital

Do off ao on: construindo a autoridade de marca no ambiente digital

Sobre a Zaeli

A Alimentos Zaeli é uma marca brasileira de alimentos, com 50 anos de tradição, com sede situada na cidade de Umuarama – PR. Com um catálogo de 500 produtos, leva à mesa da família brasileira produtos que vão desde a cesta básica até as guloseimas, tendo como carros-chefe a tradicional farofa Zaeli, linha de pipocas (com opções tanto para micro-ondas quanto para panela), o arroz agulhinha, as incomparáveis azeitonas, a mistura para bolo e os temperos Faça Fácil. É muito conhecida pelo carismático mascote Zaelinho, muito amado pelas crianças e famílias brasileiras.

A E-Dialog foi a agência escolhida em dezembro de 2018 para trabalhar o branding e a performance digital da marca, envolvendo gerenciamento de redes sociais e gestão de campanhas de redes sociais e Google Ads.

O Desafio encontrado

A Alimentos Zaeli já possuía forte presença no ambiente midiático offline, com a tradicional participação em quadros do SBT, como o antigo “De Volta Pra Minha Terra”, exibido no Domingo Legal e, atualmente, no “Meu Bebê de Quarto Novo” e “Voltando Pra Casa”, no Programa do Ratinho.

Entretanto, a presença digital da marca ainda era embrionária e o cliente necessitava integrar as redes sociais da marca, além do Canal do Zaelinho (um canal especial do mascote no Youtube dedicado às crianças). Em 2019, também tínhamos o desafio de fazer a campanha de 50 anos da marca, além de outras importantes campanhas sazonais, como a Festa Junina e o Natal.

 

Dessa forma, o papel da E-Dialog foi desenvolver um projeto integrado de branding, associado à performance digital, por meio de anúncios em Facebook Ads e Google Ads.

Destacamos, portanto, os seguintes desafios:

  • Construção da identidade visual marcante das postagens;
  • Integração das redes sociais da marca;
  • Fazer a marca Zaeli tão forte no ambiente online quanto é no offline;
  • Suporte à expansão da marca no estado de São Paulo, com as lojas franqueadas.

As soluções em performance digital 

  • Desenvolvimento de 6 posts semanais para a página do Facebook e Instagram da Alimentos Zaeli (3 para cada rede social), respeitando o perfil de cada plataforma;
  • Construção do branding online, com frequente posicionamento do Zaelinho enquanto porta-voz da marca;
  • Ações de relacionamento com o público, por meio de sorteios, concursos culturais e “bolões” dos times dos campeonatos estaduais de futebol e Campeonato Brasileiro patrocinados pela marca;
  • Campanhas específicas em redes sociais para os 50 anos da marca, a Festa Junina e o Natal;
  • Também foi colocada em atividade a primeira campanha de Google Ads, com palavras-chave relacionadas aos produtos da Alimentos Zaeli bem como o próprio nome da marca;
  • 13 contas de Google Meu Negócio da marca foram atualizadas, de sedes e filiais, a fim de otimizar a busca por local, que gera impacto positivo no desempenho de SEO;
  • Otimização de conteúdo para o site: textos de receitas com produtos Zaeli, melhorando o posicionamento nos buscadores.

Daniel Couto, Sócio da Impulso Audiovisual

Resultados atingidos 

  • Em 11 meses de projeto, aumentamos o alcance do Facebook em 31.486%;
  • O engajamento da página do Facebook – interações, curtidas, comentários e compartilhamentos na página do Facebook cresceu em 11.203%;
  • No final da primeira quinzena de dezembro de 2019, conquistamos a marca de 46.593 curtidas na página do Facebook, o que representa um crescimento de 106,72% do total;
  • No Instagram, aumentamos o número de seguidores de 5.095 seguidores para 17.698 até o momento em que este case foi escrito;
  • Alcançamos, ao longo de 2019, 1.672.100 pessoas no Instagram, o que representa um crescimento de 46.855% em relação a 2018;
  • A taxa de retenção de público em ações no Instagram Stories é de mais de 90%;
  • No Youtube oficial da marca, alimentamos o canal constantemente com os vídeos do Zaelinho, o que gerou 577% inscritos a mais em 2019;
  • 216 conversões/leads gerados via Facebook Ads e Google Ads para o projeto de Franquia Zaeli.

 

Diante da satisfação com os resultados apresentados pela E-Dialog, em outubro de 2019 a agência assumiu novos desafios ao lado da Alimentos Zaeli:

  • Criação do canal no Youtube Faça Fácil com Zaeli, canal da marca especializado em receitas, além do gerenciamento de Facebook e Instagram do canal;
  • Criação e gerenciamento de Facebook e Instagram das Lojas Zaeli SP, perfil dedicado a divulgação das lojas franqueadas da Zaeli em Mogi das Cruzes – SP e São Paulo – SP (Heliópolis).

+ Engajamento: 11203%

+Inscritos YouTube: 577%

+Curtidas na página: 10,672