Veja neste artigo a real importância das redes sociais na metodologia inbound e entenda como gerar melhores resultados nelas. É só continuar lendo para ter exemplos de estratégias reais usadas aqui.
Inbound marketing – atração como estratégia
O inbound marketing trata de estratégias de captação de leads e oportunidades através de um relacionamento com os usuários na internet. Para isso, são gerados conteúdos em diferentes plataformas para interagir com essas pessoas.
Esse relacionamento é importante porque, em um meio cada vez mais dinâmico e acelerado como a internet, criar vínculos duradouros com os potenciais clientes aumenta as chances de venda e reforça a identidade da sua marca.
Uma forma de fazer com que isso seja mais natural é garantir uma comunicação direta com os potenciais consumidores, onde quer que estejam.
Na prática, isso significa estar onde estão – não em todos os lugares. Ou seja, se o seu perfil de clientes com base na definição de personas é de gerentes de empresa de 40 anos que mal usam e-mail, não vai ter uma conta no Tik Tok, mas uma no Linkedin.
Redes sociais na metodologia inbound
É possível abordar o uso das redes sociais de duas formas no inbound: topo e fundo de funil. No topo de funil, temos as estratégias orgânicas com produção de conteúdo, educação do público e estratégias de percepção de marca. Para o fundo de funil, usamos anúncios de conversão.
Abaixo, iremos destrinchar cada uma delas.
Redes sociais em topo de funil no inbound marketing
O mais comum é usar redes sociais como plataformas para as estratégias de topo de funil. Redes sociais são locais de descoberta e de um primeiro contato com diversas marcas. Até mesmo os anúncios para Facebook Ads costumam seguir essa regra – mais voltados para maior percepção de marca e para campanhas de topo.
Contudo, as formas de criar uma estratégia de topo de funil para redes sociais pode variar de empresa para empresa. Como dissemos acima, é importante estar onde estão seus potenciais clientes, e acompanhar a migração para novas redes caso ela ocorra.
Algumas dicas básicas são:
- Feito é melhor que perfeito, mas, ainda assim, tente investir em qualidade de imagens. Use ferramentas como o Canva para te ajudar a produzir posts interessantes;
- Falando em imagens, lembre de optar por bancos de fotos que possuam pessoas similares a seu público-alvo;
- Invista tanto nas legendas quanto nas imagens, você precisa comunicar conteúdo de valor;
- Use a linguagem do seu público. Se o seu demográfico é mais jovem, você precisa entender como falam para que a mensagem soe espontânea;
- Faça um planejamento mensal de publicações e lembre-se que cadência é muito importante. Você não precisa publicar 3 posts por dia, 3 por semana bastam, desde que sejam feitos;
- A descrição do perfil, o link e os destaques precisam estar organizados para gerar maior credibilidade;
- Divida seu conteúdo por editorias para facilitar a geração de ideias.
Dicas de estratégias orgânicas de redes sociais
Um exemplo de estratégia de rede social que você pode usar é com base no case da Planeta DeAgostini Brasil. A empresa que vende coleções de fascículos acompanhados de miniaturas tinha nas suas redes um grande número de fãs engajados e dispostos a compartilhar suas coleções para a comunidade.
Como forma de aproximar ainda mais a marca dos consumidores, nós preparamos aqui na E-Dialog uma estratégia que consistia no uso de uma hashtag (#soucolecionador) para selecionar fotos e vídeos publicados no Instagram para repostagem.
O resultado foi incrível. Milhares de pessoas já enviaram seus registros e começaram a fazer parte dessa corrente, o que trouxe ainda mais visibilidade para a Planeta DeAgostini Brasil e suas coleções.
Dicas de estratégias de mídia paga nas redes sociais
Um bom exemplo para o uso de mídia paga nas redes sociais é com a Zaeli Alimentos. A empresa já está há mais de 50 anos no mercado brasileiro, e até mesmo patrocinava quadros de programas na televisão, mas tinha pouca presença no cenário digital.
Para mudar isso, a fabricante alimentícia contou com o auxílio da E-Dialog. Juntos, criamos estratégias usando o Facebook Ads para expandir o alcance das publicações nas redes da marca.
Como resultado, houve crescimento de interação nas redes em 11203%, além de aumento no número de seguidores em 106,72% – resultados muito expressivos e que mostram o potencial das mídias pagas como topo de funil para o inbound.
Redes Sociais no fundo de funil no inbound marketing
Nem sempre você vai usar as redes sociais como Facebook e LinkedIn só para divulgar sua marca e gerar maior percepção da sua empresa. Algumas vezes será necessário usar essas redes para divulgar materiais de fundo de funil (sua página de contatos, orçamentos, preços ou outro) para gerar resultados a curto e médio prazo.
Nesses casos, você irá criar anúncios para Facebook Ads ou LinkedIn Ads, seguindo todas as boas práticas de campanhas pagas que já citamos em outros artigos. Contudo, se quer um resumo, podemos citar que:
- Bons anúncios possuem gatilhos mentais (escassez, prova social, urgência, dor x prazer e outros) que induzem a uma ação;
- O anúncio precisa encantar, informar e convencer em poucas frases e imagens;
- As imagens precisam ser de qualidade;
- Para o caso do Instagram e do Facebook, anúncios em vídeo podem funcionar muito bem, especialmente no story.
Dicas de estratégias de mídia paga para fundo de funil em redes sociais
Um dos melhores exemplos que podemos citar aqui em termos de mídia paga de fundo de funil em redes sociais no inbound marketing é a Delta Fiat. A concessionária, localizada em Juiz de Fora, conseguiu vender dois carros no mesmo dia com o uso de um anúncio em vídeo no Facebook.
Isso só foi possível graças a uma boa segmentação de público no gerenciador de anúncios e um estudo dedicado da equipe da E-Dialog, que ainda garantiu para a concessionária, em 2021, sete meses consecutivos como líder de vendas, tendo grande participação do inbound nesse montante.
Redes sociais na metodologia inbound marketing – desafios e oportunidades
Redes sociais não são um desperdício de tempo e nem são a solução para seus problemas. Tudo depende da forma como são usadas. Se pensadas estrategicamente, garantem resultados sólidos, se feitas de maneira leviana, geram apenas estresse.
Gerar esses resultados, contudo, pode ser um desafio. Estabelecer um time, definir as metas, criar um cronograma de publicações, separar uma verba para os anúncios, criar as segmentações de público e acompanhar diariamente esses dados pode ser muito útil para algumas empresas.
Por isso, muitos negócios já têm optado pela terceirização do marketing digital com consultorias. Os gestores entendem que as redes sociais e os outros canais de marketing tem grande potencial para as empresas, mas também sabem que sozinhos terão dificuldades para guiar o projeto.
Nesses casos, a contratação de uma agência parceira pode ser a solução. Profissionais especializados irão lidar com o projeto e tomarão a frente das estratégias.
Por isso, se quer crescer seu marketing digital, contratar uma agência pode ser o próximo passo. Essa é a maneira mais simples de terceirizar tarefas e potencializar a escalada do seu negócio.