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Reels para empresas: Sucesso nas redes sem precisar fazer dancinhas

Publicado em setembro 28, 2022
Índice
Reels para empresas: sucesso na rede sem fazer dancinhas

Neste artigo, vamos explorar o benefício dos reels para empresas e daremos dicas para utilizar melhor esse recurso audiovisual no seu negócio. Quer saber como alcançar mais público e gerar mais engajamento sem precisar de dancinhas? Continue a  leitura e confira:

O que são os Reels no Instagram?

Os Reels são um formato de vídeo implementado no Instagram após o IGTV. Enquanto o IGTV focava em vídeos mais longos, de até 15 minutos, o Reels tinha como objetivo principal focar em mídias curtas, inicialmente de até 15 segundos, que posteriormente foram expandidas para 30 segundos e agora podem ir até 1 minuto e meio.

Na prática, são mídias de formato vertical, muito similares ao TikTok, visto que um dos objetivos da Meta, empresa dona do Instagram, é competir diretamente com a rede de vídeos chinesa.

Os Reels podem possuir diversos temas: estilo de vida, moda, culinária, humor, informativos, cortes de vídeos maiores, música, anúncios etc.

Formato e especificações do Reels

Os Reels ficam idealmente no formato 1080x1920px – o vertical tradicional da sua câmera de celular. Assim, se você gravar qualquer vídeo com o celular “de pé”, pode usá-lo nos Reels. Contudo, qualquer proporção 9:16, incluindo versões maiores com mais qualidade, podem ser usadas.

Em termos de especificações, o Instagram pede que os Reels tenham entre 15 segundos e 1 minuto e meio, embora esse tempo possa aumentar futuramente conforme o comportamento dos usuários mude também.

Também é importante se atentar para o tamanho do arquivo enviado. O ideal é otimizar os vídeos para que não passem de 3,6GB, ainda que a E-Dialog recomende tamanhos bem menores que isso para facilitar o carregamento e envio dos arquivos.

reels para empresas
Os vídeos para redes sociais são majoritariamente na vertical, não se esqueça disso.

Por que os Reels para empresas importam tanto?

A explosão do TikTok no cenário das redes sociais impactou todas as plataformas de conteúdo e redes sociais do mundo, em especial duas: YouTube e Instagram.

No caso do YouTube, o impacto foi causado porque o TikTok competia pelo tempo de atenção dos usuários de smartphones e conseguia, através de seu feed altamente intuitivo e algoritmo ágil, se adequar às preferências de cada um em poucos minutos.

Com isso, a plataforma de vídeos começou a encarar um dilema: como reter mais usuários se os públicos estão cada vez mais interessados em conteúdos rápidos e dinâmicos? Vale lembrar que basta rolar o feed do TikTok para que um novo vídeo apareça na timeline, não é necessário pesquisar ou sair do feed principal.

A saída foi desenvolver uma funcionalidade similar à da rede social chinesa para conseguir voltar a atrair os públicos: o YouTube Shorts.

Paralelo a isso, o Instagram viu um problema similar: seus usuários estavam passando mais tempo no TikTok que no feed de fotos. A saída foi criar o Reels e direcionar a rede cada vez mais para conteúdos de vídeo na busca por reter o público o máximo possível.

E você deve estar se perguntando, por que isso importa para sua empresa?

Em resumo, o Reels aumentou o número de usuários na plataforma em 4,34% no mês, um aumento considerável comparado à média de 1%. Uma pesquisa do Influencer Marketing Hub também mostrou que 87% da Geração Z vê Reels e TikTok como a mesma coisa.

Além disso, Reels recebem 22% mais engajamento que publicações comuns no feed, e o Reels ainda é visto na área de Descobertas do aplicativo, onde 50% dos usuários descobrem novos conteúdos.

Com esses dados em vista, dá para confirmar: o Reels é uma ferramenta poderosa para empresas.

Leia também: TikTok para empresas: como usar a rede para divulgar seu negócio?

Como anunciar no TikTok? Entenda como funcionam os Ads no app

7 dicas de Reels para empresas

Depois de ler tudo isso, pode estar se perguntando: mas como eu faço um Reels para minha empresa? Abaixo, damos dicas fundamentais para você produzir conteúdo de qualidade para sua marca. O melhor de tudo? Não vai precisar fazer dancinhas.

1. Mantenha a identidade de marca

Nós falamos das dancinhas acima na hora de destacar as dicas de Reels para empresas porque elas tocam em um aspecto muito importante: identidade de marca. Não faz sentido você colocar os advogados do seu escritório para realizarem dancinhas, nem usar os engenheiros de software do seu SaaS para isso.

A identidade de marca deve ser coesa em todos os aspectos da sua comunicação, e isso inclui os Reels. Abaixo, vamos dar dicas de formatos que pode explorar para garantir vídeos mais informativos e interessantes, mas é importante que os valores da sua empresa apareçam também nos Reels.

2. Não busque trends virais apenas para participar

Complementar ao tema anterior: não vale a pena investir em vídeos de trends virais de vídeos e formatos que não dialoguem com a comunicação da sua marca. Isso não trará público qualificado para seu perfil nem irá acrescentar à percepção dos usuários sobre o que é sua empresa.

Pode ser que eventualmente seja possível trabalhar alguma tendência dentro da comunicação da sua marca, mas fugir ao planejamento apenas para tentar ganhar visibilidade pode trazer um resultado negativo.

3. Comunicação clara e objetiva

As pessoas estão na internet e não querem ser interrompidas, por isso, buscam conteúdos que as entretenha e as informe de acordo com seus desejos. Se você quer que prestem atenção na mensagem do seu Reels, precisa garantir que a mensagem seja bem compreendida.

Uma forma de reter a atenção dos usuários é exibir o tema principal do vídeo nos primeiros 5 segundos e depois começar do zero explicando aquilo.

Esse formato é um gatilho mental forte usado por diversos tipos de perfis e pode se adequar bem ao que planejar fazer dentro dos Reels – além de ser uma estratégia clássica em filmes que querem o público preso às cadeiras esperando as próximas cenas.

4. Roteirize e planeje os vídeos

Dentro da parte prática da produção de Reels está o roteiro e planejamento. Vídeos são mais complicados que fotos para o feed. Por isso, vale a pena criar um pequeno organograma e roteiro de execução.

Ele pode funcionar mais ou menos assim:

  1. Em um documento, crie uma tabela com 3 colunas: tempo, imagem e texto.
  2. Na parte de tempo, divida em quadros de 3 a 5 segundos.
  3. Para cada linha de tempo, inclua uma indicação de imagem e texto. Vale lembrar que essas imagens não precisam mudar o tempo todo, com vários cortes e ângulos, você pode usar um take único de um vídeo de um profissional da sua empresa explicando um benefício do serviço com uma legenda para ajudar na acessibilidade e para aumentar as visualizações (muitas pessoas veem vídeos sem áudio no feed principal).
  4. Na parte de texto, divida com base no que vai falar. Teste o roteiro de texto falando todo o material com voz calma e em tempo orgânico. Não tente acelerar demais o que está dizendo para encaixar no formato do vídeo, reorganizar a informação é a melhor saída.

Algumas dicas de temas de Reels para empresas são:

  • Vídeos de perguntas e respostas;
  • Vídeos institucionais curtos (daremos exemplos a seguir);
  • Vídeos de dicas;
  • Vídeos animados;
  • Recortes de webinars;

Aproveite o que já tem pronto para usar nos Reels, mas lembre da diferença das dimensões entre horizontais (16:9 no formato 1920x1080px) e verticais (9:16 no formato 1080x1920px).

5. Qualidade de imagem e áudio

O Reels é um formato audiovisual, isso significa não apenas que as pessoas querem ver, mas também querem te ouvir. Obviamente, não precisa de uma imagem 4k, mas é importante que o enquadramento seja bom, o áudio não esteja baixo demais ou alto demais e tudo converse entre si.

Ou seja, se está falando sobre algum tema sério referente ao seu software de contabilidade, não dá para colocar uma música pop animada – as duas coisas não conversam entre si.

Qualidade de imagem e áudio, assim, não é apenas sobre a nitidez, mas também sobre a união entre as duas mídias para uma mensagem de qualidade.

Caso a câmera frontal do seu celular não tenha uma boa nitidez, por exemplo, tente usar a câmera traseira e peça para alguém te gravar, isso também vai ajudar na hora de falar o que precisar e tornar a fala mais natural.

6. Atenção aos horários de publicação

Não adianta apenas postar o Reels e achar que o Instagram irá magicamente impulsionar o vídeo para os usuários, é necessário entender o comportamento dos usuários e saber os melhores horários de publicação.

Você pode ver isso, caso tenha um perfil empresarial, na parte de configurações e estatísticas. Descubra o melhor dia e o melhor horário.

Créditos da Imagem: Hootsuite

7. Impulsione Reels importantes

Uma forma de aumentar ainda mais o alcance dos Reels é com o impulsionamento. Antes, o Instagram não permitia que esses vídeos fossem impulsionados dentro do Gerenciador de Anúncios. Hoje, já é possível usar uma verba de mídia paga para gerar mais visualizações de vídeo e mais engajamento.

Cases de Reels da E-Dialog

Mas como saber se os Reels para empresas realmente funcionam? Trouxemos três exemplos para mostrar como é possível ampliar seu alcance e engajamento através dessa mídia. Confira:

1. E-Dialog

Começamos logo dentro de casa com os vídeos da própria E-Dialog. Desde que começamos a investir em Reels como comunicação dentro do Instagram, percebemos um aumento de engajamento dos usuários tanto em curtidas e comentários quanto em visualizações totais de mídia.

Nossos vídeos diretos no feed (no formato quadrado), possuem menos de 100 visualizações médias, enquanto os Reels passam normalmente de 500 e outros vídeos chegam a 1500 ou mais sem investimento de mídia.

Uma dica de ouro: pessoas chamam mais atenção que imagens estáticas ou vídeos genéricos.

Reels para empresas: E-Dialog

2. Planeta DeAgostini Brasil

A Planeta DeAgostini Brasil é uma empresa de colecionismo de fascículos e miniaturas. O perfil no Instagram estava enfrentando um enorme problema para conseguir engajar os usuários com publicações normais no feed. Uma saída foi criar Reels quinzenais com as coleções da DeAgostini para atrair mais público.

O resultado? Mais de 5 mil visualizações em todos eles. E o novo formato de Gifs chegou a bater até 20 mil visualizações no momento de publicação deste artigo.

Antigo formato de Reels
Reels para empresas: Planeta DeAgostini
Novo formato de GIF

3. Procopão

O Procopão é um restaurante tradicional de Juiz de Fora que investiu no digital e viu resultados muito positivos, mesmo no meio da pandemia, caso inclusive que já destacamos aqui.

O Procopão tem Reels e vídeos que passam regularmente de 2 mil visualizações dentro de seu perfil. Tudo isso sem impulsionamento e sem dancinhas ou trends que não dialogam com a marca.

Hoje, alcançar 2 mil pessoas no Instagram sem mídia paga é quase impossível para perfis empresariais, mesmo com muitos seguidores.

Reels para empresas: Procopão

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