Existem vários modelos de relatório de Instagram que podem ser utilizados de acordo com a necessidade do cliente atendido. Na E-Dialog, usamos o relatório de Instagram do Reportei como base. Caso queira gerar um relatório para seu próprio Instagram, basta acessar o link de teste do Reportei.
O relatório de Instagram do Reportei é integrado a outros relatórios como Facebook, YouTube e Google Analytics (site). Ele apresenta alguns dados como:
- Crescimento de seguidores no período destacado.
- Quantas postagens foram feitas.
- Qual tipo de post teve maior destaque como imagem, link ou vídeo.
- Quantas curtidas em postagens e qual a média de curtidas por post, separadas pelo tipo de mídia como Foto ou vídeo.
- Quantos comentários e qual a média de comentários por post, também separados pelo tipo de mídia.
- Espaço para escrever uma análise pessoal do que foi visto.
Além disso, a ferramenta de relatórios também mostra dados referentes aos posts com maior resultado no período analisado. Os posts de maior engajamento são calculados numa fórmula que une curtidas e comentários.
Como trabalhamos na grande maioria com pequenas e médias empresas, percebemos que os clientes precisam de dados mais diretos sobre as redes sociais. No Instagram, além de acompanhar o crescimento em engajamento e presença, alguns clientes necessitam de outros dados como contatos gerados.
Um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo do Reportei é que a ferramenta só trabalha com dados fornecidos pela API do Instagram e não invade a privacidade da sua conta na rede social. A API do Instagram é uma fonte oficial que fornece dados que podem ser usados por aplicativos externos.
Quando um aplicativo apresenta outros dados como melhor horário de postagem ou puxa todo o histórico de seguidores da sua conta, é sinal de que este aplicativo não está utilizando a API somente. O aplicativo requisita a sua senha do Instagram e passa a ter acesso a ela. Ele acessa sua conta, captura os dados e mostra no sistema. Recomendamos evitar este tipo de software, pois você coloca em risco os dados e a segurança do seu perfil – uma vez que a senha e login ficam salvos num site de terceiros.
Diferença entre Relatório de Instagram
No caso de um relatório como o Reportei, que pode ser enviado em link ou PDF para o cliente, o foco é este mesmo: enviar o relatório para um terceiro entender os resultados. Mas o foco do Reportei é somente a análise e comunicação dos dados. Ele não é uma ferramenta de BI.
Existem ferramentas de BI (Business Intelligence) que fornecem relatórios de Instagram como o Tableau – nessas ferramentas, planilhas de dados são organizadas e vários dados podem ser extraídos para que o analista tenha mais ideias de como utilizar a ferramenta.
De forma simples, a principal diferença é: uma ferramenta de BI tem o foco no analista de inteligência. Uma ferramenta de relatórios tem foco no cliente/analista que vai ler os dados.
Para saber mais sobre gerenciamento de Instagram e gestão de redes sociais, fique de olho nos blog!