Você tem um negócio local e deseja que ele seja encontrado por potenciais clientes? Então o SEO Local é a estratégia de marketing digital perfeita para você!
Continue a leitura e entenda o que é SEO Local, quais empreendimentos devem utilizar a estratégia e confira dicas da E-Dialog para implementação!
O que é SEO Local?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization. É uma série de critérios que regulam como uma página é indexada em buscas na internet. Ou seja, o método de marketing otimiza páginas do site e do domínio como um todo para alcançar posicionamento orgânico nos mecanismos de busca.
Mas o SEO Local é ainda mais específico. Com ele, o consumidor que busca soluções a partir de dispositivos móveis ou através de comandos de voz (como assistentes virtuais) pode encontrar empresas localizadas perto dele. Provavelmente, você já procurou por algo e encontrou, no site de buscas, primeiramente, os negócios da sua cidade. Se isso ainda não aconteceu, faça o teste. Procure: “restaurante italiano” ou “restaurante italiano perto de mim” e veja o endereço dos resultados que aparecerão.
Mágica? Coincidência? É isso que o SEO Local faz parecer para muitos internautas. Porém, é um conjunto de procedimentos que visam facilitar ao máximo a vida dos clientes! Então, se você pesquisa por um estabelecimento, os mecanismos de buscas automaticamente entendem que você precisa dos que estão próximos a você. E, na maioria das vezes, isso é verdade.
Além de considerar a proximidade, o SEO Local também avalia a relevância e a notoriedade de um negócio. Isso significa que, além de estar próximo, os buscadores consideram se o estabelecimento é conhecido e bem-avaliado pelos usuários.
Com o crescimento das buscas por dispositivos móveis e o aumento do uso de comandos de voz, o SEO Local se tornou ainda mais importante. Muitas vezes, o usuário está procurando uma solução rápida e próxima, e o SEO Local é o que ajuda os buscadores a entregar exatamente isso.
– Leia também: Pesquisa por voz: o que é, como funciona + dicas de SEO
Para quais empreendimentos o SEO Local é útil?
O SEO Local é vantajoso para negócios que dependem de uma presença física e desejam atrair clientes da região, como restaurantes, lojas de varejo, clínicas médicas, academias, oficinas mecânicas, salões de beleza, hotéis e escolas locais.
Com o SEO Local, não é mais necessário especificar a localização na busca em smartphones, caso seja a sua atual. Por exemplo, basta digitar “restaurante” e os mecanismos de busca mostrarão resultados relevantes próximos a você, sem precisar adicionar “no Rio de Janeiro”. A cidade ou bairro só precisa ser inserido se você estiver em um local e desejar encontrar soluções em outra região. Por exemplo, se você está na cidade do Rio de Janeiro e deseja encontrar restaurantes em Juiz de Fora/MG.
E até mesmo quando procuramos serviços ou produtos que estão distantes, o que faz os resultados aparecerem é o SEO Local, que prioriza as empresas mais relevantes na área específica.
Portanto, se você possui um empreendimento que depende de localização específica para atrair clientes, o SEO Local é essencial para que os consumidores da sua região possam encontrá-lo facilmente.
Como fazer SEO Local? Confira 3 dicas da E-Dialog
1. Incentive avaliações autênticas dos seus clientes
Os consumidores da era do Marketing 4.0 e Marketing 5.0 consideram vários aspectos antes de comprar um produto, e um dos mais importantes é a opinião de outros usuários. Afinal, a maioria das pessoas já sabe que uma boa propaganda pode mascarar problemas e proporcionar uma experiência ruim.
Por isso, há diversas ferramentas para que o público avalie a empresa na internet. No Facebook, por exemplo, é possível recomendar a marca – ou não – e escrever o motivo. Outro local bem importante para a imagem da marca é o Google Business Profile (antigo Google Meu Negócio). Como ele aparece assim que o usuário pesquisa sobre o empreendimento ou empresas do segmento, acaba sendo uma das primeiras impressões para o potencial cliente.
A empresa pode solicitar a avaliação dos clientes pela forma de contato em que a compra foi realizada. É importante não forçar e nem oferecer recompensas para quem classifica o negócio. O bacana das avaliações é que elas sejam espontâneas.
Onde é importante ter avaliações?
Primeiramente, pode ter um campo de avaliações e comentários no próprio site da marca. Isso é interessante, principalmente, quando os produtos ou serviços podem ser adquiridos pela internet.
Além deste meio, temos as principais redes sociais e sites em que os usuários procuram pela opinião de outros sobre os empreendimentos locais. São eles:
Google Meu Negócio (Google Business Profile)
Criado em 2014, o Google Meu Negócio (atual Google Business Profile) tem como principal objetivo ajudar potenciais clientes a encontrarem boas empresas para os serviços que desejam. Por isso, possui uma ficha cadastral completa para que os internautas se informem sobre o empreendimento.
Segundo o próprio Google, “as empresas validadas no Google têm o dobro de probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores.” Isso mostra como é difícil alguém não pesquisar na internet ao cogitar contratar um serviço ou comprar um produto.
Devido à grande procura por informações nessa plataforma, as avaliações contidas nela muitas vezes são determinantes na escolha entre um estabelecimento e outro.
Trip Advisor
O TripAdvisor é uma ótima ferramenta para acomodações e restaurantes/bares. O site é destinado a viajantes e considerado uma das principais fontes de pesquisa desse público. Sua utilidade é tão grande que está presente em mais de 40 países no mundo todo e contém mais de 400 milhões de avaliações!
A plataforma se enquadra totalmente no conceito que abordamos anteriormente sobre o Marketing 4.0 e Marketing 5.0. Ou seja, os turistas consideram mais a opinião de pessoas que não conhecem sobre determinado local do que o que é publicado pela empresa. Portanto, se o seu negócio se enquadra no perfil do TripAdvisor, as avaliações nele vão impulsionar o seu SEO Local.
O interessante é que o próprio site emite formas de lembrar os consumidores de que eles podem avaliar o seu negócio online. Você pode encomendar adesivos para colar pelo local ou até mesmo para colar na comanda, cartões de visita com o link para o TripAdvisor e muitas outras ferramentas. Por lá, é possível também enviar e-mails para os clientes com pedido de avaliação.
O Facebook ainda é uma rede social muito utilizada por determinados nichos. E o recomendado é que a empresa considere o máximo possível de formas de contato com o cliente. Por isso, quem procurar por sua empresa no Facebook, vai encontrar quais tipos de avaliação?
As avaliações feitas pelos usuários no Facebook, além de ajudarem no crescimento da página, servem como referência para outros internautas. Quando um amigo avalia um local nessa rede, os outros veem o texto no feed de notícias, o que pode fortalecer ou prejudicar a imagem da sua empresa.
Estar presente em todos esses canais e incentivar avaliações autênticas ajudará a melhorar a visibilidade e reputação do seu negócio.
– Leia também: UGC (User-Generated Content): o que é e como usá-lo para vender mais
2. Inclua nome, endereço e telefone (NET) em todas as páginas do site
As estratégias de SEO têm como base a otimização de sites. E com o SEO Local não seria diferente. Como foi prometido no início do blog, vamos passar apenas os passos básicos. Assim, quem não pode contratar um(a) programador(a) ou não domina as técnicas conseguirá fazer.
Essa aplicação que chamamos de NET é simples. Basta inserir o nome, endereço e telefone em todas as páginas do seu site. Essas informações são primordiais para sucesso do seu SEO Local. Elas devem aparecer de forma consistente para que os buscadores reconheçam e associem corretamente sua empresa a uma localização específica quando os usuários buscarem pelo seu ramo de negócio.
Então, para que os algoritmos encontrem de forma prática e entenda que a sua empresa é realmente confiável, esses dados devem constar em todas as abas que possam ser abertas em seu site.
Se você ainda não se convenceu da importância dessa atitude, temos algo muito relevante! A Inside realizou um estudo que mostrou que 41% dos negócios que possuem os dados NET inconsistentes possuem problemas para ranquear as páginas localmente.
Como adicionar esses dados no site?
A forma mais de comum de inserção do nome, endereço e telefone é no rodapé do site. Assim, ele será fixo e, independente da seção que o usuário abrir, as informações estarão presentes.
O que não pode acontecer é colocar essas informações em forma de imagem. Aqui também é importante otimizar para que que os mecanismos de buscas encontrem de forma prática. E em formato de foto esse trabalho se torna difícil.
Além disso, o número de telefone precisa incluir código de área e de país. Dessa forma, o SEO Local será ainda mais eficiente, já que relacionará o seu negócio com a localização em que está.
3. Produza conteúdo local com informações úteis para os usuários
O marketing de conteúdo é essencial para diversos aspectos do marketing digital. Ele consiste na criação de informações relevantes e úteis que ajudam a resolver as dificuldades do público da marca.
Então, no SEO Local, ele também deve ser aproveitado. Porém, em vez de abordar temas amplos, o conteúdo precisa ser direcionado para auxiliar pessoas que estão na localização do seu empreendimento.
Para realizar essa produção, você precisa, primeiramente, traçar a persona da empresa. Ou seja, montar um perfil detalhado do estilo de consumidor que você quer atingir.
Com esse perfil, você entenderá quais são as dores e necessidades do seu público para, assim, mostrar as soluções. É claro que os textos, vídeos, infográficos, e-books ou outros estilos, devem, de alguma forma, ter ligação ao ramo da sua empresa. Isto é: se você possui um restaurante na cidade do Rio de Janeiro, estas sugestões podem se encaixar:
- Pontos turísticos no Rio de Janeiro (inserindo, principalmente, os que tem proximidade com o restaurante);
- Baladas no Rio de Janeiro;
- 5 motivos para visitar o Rio de Janeiro.
Existem inúmeras maneiras de produzir conteúdo local, sempre focando em ajudar e atrair as pessoas que você deseja como clientes. Dessa forma, você torna sua marca mais visível e relevante para quem está procurando serviços na sua área.
– Leia também: 6 exemplos de SEO para inspirar sua estratégia digital
Quer descobrir outras dicas para ranquear no topo do Google? Veja o vídeo que fizemos sobre o assunto:
SEO para Google Meu Negócio (Google Business Profile)
Como mencionamos anteriormente, o Google Meu Negócio (atual Google Business Profile) é uma ferramenta essencial para SEO Local, e otimizar seu perfil nela é crucial para atrair clientes próximos.
Uma parte importante dessa estratégia é incentivar avaliações autênticas dos clientes e respondê-las, como mencionarmos anteriormente. Mas manter seu perfil atualizado com nome, endereço, telefone, horário de funcionamento e categorias de serviço corretas é igualmente essencial.
Adicionar fotos, postagens regulares e descrições detalhadas dos seus produtos ou serviços também ajuda a destacar sua empresa e torná-la mais atraente para quem faz uma busca local. Essas ações fortalecem seu SEO e melhoram sua visibilidade para clientes que estão buscando soluções na sua região.
– Leia também: Como aparecer no Google Maps? Saiba como cadastrar sua empresa na ferramenta
Conte com a E-Dialog!
Depois de conhecer todas essas dicas, chegou a hora de você se programar para investir em cada uma. Há muitas outras maneiras de fazer SEO Local. Porém, um passo de cada vez é essencial para que a sua empresa cresça no digital.
Para conhecer outras formas de estar na primeira página do Google e de outros buscadores, principalmente para as pessoas que estão na sua localização, entre em contato com a equipe da E-Dialog e faça uma avaliação gratuita das suas estratégias digitais!
A E-Dialog é uma agência de Inbound Marketing, especialista nas ferramentas do Google e com inúmeros cases de sucesso e reconhecimento das principais autoridades no segmento.